25 de jun de 2013

Modelo de Plano de Atendimento - AEE - Deficiência Mental Moderada



PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


  1. DADOS DO EDUCANDO


  • Nome: XXXXXXX
  • D.N.: 01/12/2006
  • Ano: 1º ano
  • Período: Vespertino
  • Professora (regular):
  • Professora AEE: XXXXXXXX
  • Diagnóstico: Deficiência Metal Moderada
  • Médico responsável: XXXXXXXXXXXX
  • Data: em 15/02/2013


  • Iniciou o atendimento no ano de: ( ) 2012 ( X ) 2013
  • Início do atendimento no ano de 2013: 07/03


  1. ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO


  • Período de atendimento: de março a dezembro de 2013.
  • Frequência: duas vezes por semana – segunda e quarta-feira
  • Tempo de atendimento: Uma hora
  • Composição de atendimento: atendimento individual


  1. OBJETIVO


Desenvolver as funções mentais superiores, ou seja, desenvolver o conjunto de funções cognitivas responsáveis pela ampliação da capacidade psicomotora e de linguagem, como abstração e aquisição de conceitos.


  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Desenvolver a linguagem
  • Desenvolver coordenação motora ampla e fina
  • Ampliar a capacidade de memorização
  • Desenvolver a percepção visual e auditiva
  • Reconhecer o corpo em suas partes e funções
  • Ampliar a capacidade de se comunicar e utilizar a linguagem oral como instrumento de comunicação
  • Adquirir hábitos de higiene pessoal e independência nas atividades da vida diária.
  • Compreender e utilizar dos conceitos básicos, como: grande e pequeno, mais e menos, muito e pouco, aberto e fechado, ...
  • Reconhecer e diferenciar cores
  • Reconhecer e diferenciar formas geométricas
  • Utilizar da contagem de grupos pequenos
  • Compreender a função e dar significado a objetos do dia a dia






  1. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
  • Atividades fortalecedoras de sua autonomia e noções fundamentais de higiene e alimentação (lavar as mãos, merendar, escovar os dentes, pentear-se etc.)
  • Atividades que envolvam noções sobre Tempo (hora, períodos do dia, dias da semana, meses e ano) e orientação espacial (rua, avenida, bairro, cidade etc.).
  • Atividades com massa de modelar; construção de maquetes; utilização de jogos pedagógicos: letras, encaixes, gravuras.
  • Utilização de jogos pedagógicos no computador; realização de atividades com pintura, desenho
  • Jogos e atividades variadas com alfabeto móvel, blocos lógicos...
  • Jogos de memória, associação de imagens, quebra-cabeça...
  • Contação de histórias e dramatizações.
  • Dinâmicas com músicas.
  • Deslocamentos em ambientes abertos através da expressão corporal com o uso de variados recursos, tais como bolas, arcos, dentre outros.
  • Brincadeiras com bolas de diferentes cores e tamanhos
  • Desenhos com diferentes materiais (giz, lápis de cor, guache, tinta aquarela).
  • Atividades com esquema corporal, como autorretrato, contorno do copo, etc.
  • Brincadeira com bonecas, de casinha.
  • Brincadeiras com outras crianças ou grupo de crianças.
  • Brincadeiras com miniaturas.
  • Carimbo e contorno de partes do corpo
  • Alinhavo
  • Brincadeiras com materiais de diferentes texturas, forma e cores.


  1. SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS
  • Palitos de picolé
  • Caixas de papelão
  • Caixas de ovo
  • Tampinhas de garrafa
  • Botões
  • EVA.
  • Papel pardo
  • Palitos de churrasco
  • Cola
  • Tesoura
  • Giz de cera
  • Lápis de cor
  • Canetinhas
  • Entre outros...


  1. MATERIAIS EXISTENTES NA SALA


  • Mobiliário:
  • Duas mesas tipo escritório com três gavetas em cada.
  • Duas cadeiras escolares
  • Uma mesa pequena com quatro cadeiras coloridas e uma mesa sensorial
  • Um quadro branco
  • Um armário com duas portas
  • Uma escrivaninha para computador (pertencente a professora)
  • Um tapete de EVA na cor verde (pertencente a professora)
  • Duas cortinas tipo persianas (pertencentes a professora
  • Prateleiras (pertencentes a professora)
  • Um espelho com moldura
  • Uma lixeira de plástico


  • Materiais:
  • Um scanner
  • Um material dourado
  • Um alfabeto silábico
  • Um esquema corporal
  • Um quebra cabeça do corpo
  • Tapete quebra-cabeça
  • Sacolão Criativo (legos)
  • Quebra-cabeça sobreposto (sequência lógica)
  • Um alfabeto
  • Plano Inclinado – Estante para Leitura
  • Um dominó de associação de ideias
  • Um jogo da memória dos numerais
  • Uma caixa tátil
  • Giz de cera
  • Quatro bambolês
  • Coleção “ A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão” – incompleta
Materiais pertencentes a professora
  • Jogos diferenciados
  • Folhas de diferentes espessuras
  • Lápis de cor
  • Canetinhas
  • Animais de pelúcia
  • Caixas de plástico e de madeira
  • Almofadas
  • Brinquedos
  • Potes e latas
  • Livros
  • Blocos lógicos
  • Entre outros.


  1. MATERIAIS QUE NECESSITAM SER ADQUIRIDOS


  • Blocos lógicos de diferentes tamanhos
  • Material de Cuisenaire
  • Jogos de encaixe e de montar
  • Brinquedos de montar, como fazendinhas...
  • Carretéis de linha (sem linha)
  • Escorredor de macarrão
  • Jogo de palito pequeno
  • Canudinhos
  • Jogos de alinhavo
  • Linha de bordado
  • Agulha grande




Devido a catástrofe ocorrida na escola e consequentemente a perda de materiais, a sala multifuncional tipo 1 precisa ser reequipada com seus materiais tecnológicos e materiais de apoio.



  1. TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS


  • Costureira




  1. PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO
As orientações serão de acordo com a necessidade de cada profissional, principalmente a professora do ensino regular.


  1. AVALIAÇÃO


  • Formas de registro


O registro está sendo feito por meio de um Portifólio, bem como um relatório diário com prioridades e conquistas.
Mensalmente será feita uma planilha de quantificação dos atendimentos e entregue a supervisora, orientadora e diretora.


  • Avaliação


A avaliação acontece de forma qualitativa, com observação diária e registro, sendo esse transformado em um relatório no final do ano.




















Um comentário:

  1. Muito bom! Nossa realidade! Adaptável a todas as salas de AEE.

    ResponderExcluir

Distúrbios de Aprendizagem

Loading...

Psicopedagogia

Loading...

Dislexia

Loading...

TDAH

Loading...

AEE

Loading...

Língua Portuguesa

Loading...

Cérebro

Loading...

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>