30 de mai. de 2009

Palestra Internacional - ALÍCIA FERNANDEZ






A PROFESSORA GIANE PARTICIPOU EM BLUMENAU DA PALESTRA INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA COM ALÍCIA FERNÁNDEZ


















ALÍCIA FERNÁNDEZ:



NASCEU em Buenos Aires em 1944, filha de pai espanhol e mãe italiana. Estudou psicopedagogia na Universidade de El Salvador.
Estudou psicologia na Universidade de Buenos Aires, onde teve contato com a psicanálise através de Pichon Rivière e Bleger, professores que lecionavam naquela faculdade, pouco antes de 1966.
Participou dos movimentos que na década de 60 traziam um requestionamento do lugar da mulher. Após seus estudos começa a trabalhar como Orientadora Educacional (desde 1962 a 1974), trabalhando com a população carente.
Atualmente é Supervisora das atividades psicopedagógicas em numerosos hospitais públicos e privados da cidade de Buenos Aires.
Assessora de atividades psicopedagógicas em diferentes instituições educativas e de saúde no Brasil (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza e Goiana) e na Argentina ( Buenos Aires, Córdoba, San Juan e Rio Negro).Coordenadora de "Grupos de Tratamento Psicopedagógico Didático para Psicopedagogos" em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) ( Experiência grupal com base psicanalítica de revisão da modalidade de aprendizagem e ensino do psicopedagogo e do professor).
Diretora da "Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires" a nível de pós-graduação ( Escola de Formação em Psicopedagogia Clínica para psicólogos, médicos, pedagogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos). Diretora da Pesquisa e/ou Investigação "Fatores possibilitadores de aprendizagem na população com Necessidades Básicas Insatisfeitas" (aprovada pelo Ministério de Saúde e Accion Social de Argentina ).
Autora dos livros "A Inteligência Aprisionada"e "A mulher Escondida na Professora".Alicia Fernández, entende a psicopedagogia como uma disciplina com um objeto próprio: a autoria do pensamento e como um acionar dirigido a sujeitos, por ela conceitualizados como "aprendente" e "ensinante".
FONTE: SITE http://www.psicopedagogiaonline.com.br/

































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Revista INCLUSIVE

div id=Inclusive-Widget>